Ótimos títulos

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ore pelo referendo que decidirá a situação do Sudão

Homem lendo a Bíblia no sul do Sudão

SUL DO SUDÃO - Em dezembro de 2010, o bispo Paride Taban, bispo emérito da diocese Tori no sul do Sudão entregou uma mensagem para a delegação das Nações Unidas (ONU), na tentativa de expressar como é crucial que o referendo sobre o futuro da região do sul do Sudão, previsto para dia 09 de Janeiro, ocorra pacificamente e com integridade, tendo seus resultados respeitados por todos.

“Quando o massacre em Ruanda aconteceu, vocês disseram que ninguém informou ou que ninguém avisou. Agora estamos aqui dizendo o que poderá acontecer no Sudão, estamos avisando a vocês”, disse na mensagem a ONU.

Caso ocorra, o Sudão entraria em um tempo de paz e prosperidade como nunca antes em meio século de independência.

A dúvida paira no Sudão sobre o que acontecerá se os resultados do referendo forem disputados ou os anseios expressados pelo povo não forem respeitados. A história não traz bons referenciais e trazem preocupações.

Um tratado, o Acordo Compreensivo de Paz (sigla em inglês, CPA), foi assinado em 2005 quando terminaram os conflitos. A parte central do CPA é o referendo futuro no qual os sulistas poderão votar entre permanecer como parte do Sudão ou formar um país independente.

Muitos temem que se o referendo não for conduzido livre e justamente, o mundo poderá ter outra Ruanda em suas mãos.

A descrição simplista de conflito - entre o norte islâmico versus o sul cristão – não é acurada. Há muitos muçulmanos no sul e muitos cristãos no norte. O que o CPA reconhece é que os sudaneses do sul também têm o direito de escolher o seu próprio futuro.

Pedidos de oração:

• Ore para que o Senhor conduza o referendo e glorifique ao Seu nome com o resultado, independente dele.
• Ore pelos cristãos sudaneses, para que tenham sabedoria, fé e esperança em Cristo, e assim, sejam exemplos e agentes da graça e perdão do Pai.
• Ore pelas autoridades locais, para que conheçam o Senhor e Seu poder, O reconheçam e aceitem-nO em suas vidas.

Tradução: Cecília Padilha

Fonte: CPAD News


http://www.portasabertas.org.br/noticias/noticia.asp?ID=6795

Nenhum comentário:

Postar um comentário