Ótimos títulos

domingo, 2 de janeiro de 2011

Cuidado, cães à solta!


Fernando Paulo Ferreira

"Acautelai-vos dos cães, acautelai-vos dos maus obreiros, acautelai-vos da falsa circuncisão. Pois a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne" (Filipenses 3:2,3).

Todos nós sabemos que devemos tomar cuidado com os cães que vagueiam pelas ruas. Muitos deles transmitem doenças pelo simples fato de tocá-los, pois eles não são bem cuidados por não ter dono. Estão por aí virando latas de lixo em busca de comida, sem se importar se fará ou não mal à saúde. Outros, pelo seu porte, sentem-se donos do pedaço, são agressivos e atacam qualquer intruso que ouse invadir seu território, inclusive humanos.

Agora, cães, nos dizeres do apóstolo Paulo, são as pessoas que atacam o rebanho da igreja de Deus com palavras persuasivas, promessas de riquezas, de saúde perfeita, de salvação através do sacrifício financeiro. Paulo não cansava de alertar a igreja de Deus sobre essas pessoas. É para a segurança da igreja que o apóstolo repetia sempre essas palavras. Ele era um homem que velava pela igreja de Deus como um pai vela pelos seus filhos, rodeando-a de cuidados, alertando-a dos perigos do mundo, guardando-a santa e irrepreensível para a gloriosa vinda do nosso Senhor Jesus Cristo!

Agora, nos nossos dias, quase não vemos mais a figura do pastor que guarda suas ovelhas. Mas temos a figura do mercenário, dos falsos obreiros, que retiram do rebanho até mesmo a sua roupa do corpo, deixando-o nu. O mais importante para esses lobos vorazes é garantir que, no final do culto, haja uma cesta cheia de dinheiro, da qual ele dirá que é para a obra de Deus, com a promessa de que o Senhor o abençoará cem vezes mais aquilo que foi semeado na cesta.

Isso é confiar na carne, nos nossos próprios esforços, nos nossos sacrifícios e não em Jesus Cristo. Cristo já fez tudo o que era necessário para a nossa salvação. Não precisamos de mais nenhum sacrifício humano para alcançar nossa salvação. Não necessitamos obedecer cegamente às ordenanças que os falsos obreiros impõem sobre nós. Isso é colocar sobre a igreja um jugo bem mais pesado que o de Cristo, que é somente carregar a cruz.

Ainda restam alguns servos de Deus que tem um cuidado bem grande com suas ovelhas, infelizmente, são tão poucos. Os lobos são muitos e por isso nossos irmãos, verdadeiros servos de Deus, tem muita dificuldade para guardá-las. Os cães vem com palavras bonitas para cima do rebanho como a serpente veio para cima de Eva. As promessas que esses cães jogam para cima das ovelhas são tão atraentes. São difíceis de resistir. São como a cereja em cima do bolo, todos querem.

Ninguém suporta ouvir a verdade, ninguém suporta ser repreendido. Todos querem um líder que passe a mão sobre a cabeça ou dê um tapinha no ombro, dizendo que está tudo bem, que está perdoado e eles saem aliviados no seu ego, não na consciência.

Eu prefiro a dor da verdade do que o doce sabor da mentira. Quero aprender cada dia sobre uma vida santa e consagrada a Deus do que uma vida cheia de bens terrenos e cheia de saúde, que logo passará.

Minha oração a Deus é que ele levante obreiros verdadeiros e fiéis, que apascentem Seu rebanho por pastos verdejantes, alimentando-o com a pura palavra da verdade, sem nada acrescentar e sem nada tirar. Somente a pura palavra que Deus lhe deu.

"Pois muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora novamente digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O seu fim é a perdição, o seu deus é o ventre, e a sua glória é a vergonha. Só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa pátria está nos céus, de onde esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo de humilhação, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas" (Filipenses 3:18-21).

Um forte abraço!

Um comentário: