Ótimos títulos

sábado, 19 de junho de 2010

Estulticia


"A estultícia é alegria para o que carece de entendimento, mas o homem entendido anda retamente" (Provérbios 15:21)

Estultícia, segundo a Pequena Enciclopédia Bíblica de Orlando Boyer, é a qualidade daquele ou daquilo que é estulto, e estulto, por sua vez, é aquele em quem não há discernimento ou bom senso.

Pois bem, para uma pessoa que não tem discernimento das coisas espirituais, toda palavra pregada nos púlpitos de qualquer igreja, mesmo que venha de alguém que se auto proclama profeta, é palavra de Deus.

O estulto, na sua estultícia, não se preocupa em verificar na Bíblia que tem em mãos se a palavra pregada está realmente de acordo com ela. Ele não liga se se trata de acréscimos à palavra de Deus ou se são palavras de homens. Tudo porque, para ele, a pessoa que sobe no palco, famoso ou não, é um "ungido homem de Deus".

É por essa razão que muitas pessoas, na sua simplicidade, seguem homens, acreditando em suas palavras, colocando sua fé neles em detrimento de colocarem sua fé em Deus, que é o único que pode suprir suas necessidades, com uma simples oração.

O estulto não é incentivado por esses pregadores a ler e nem a estudar a Bíblia. Esses pregadores que levam muitos estultos após si, aproveitam disso, para se gabarem de terem o maior número de seguidores, que os obedecem cegamente, colocando em suas pobres cabeças que a palavra que eles pregam são palavras de Deus, ainda que não sejam palavras de Deus.

Aquele que tem o dom de discernir, escapará desses lobos vorazes, pois ele considera a Palavra de Deus acima de qualquer palavra que os homens pregam nos púlpitos. A Bíblia por si só se interpreta, através do Espírito Santo que em nós habita.

A pessoa que lê e estuda diariamente a Bíblia não se deixará levar pelas novas visões e unções que ultimamente tem sido derramada por falsos apóstolos, falsos profetas, falsos mestres e falsos pastores. Esta pessoa é apta para discernir o que realmente é de Deus e o que é do homem, pois tem sobre si a unção do Espírito Santo, que nos adverte contra todo ensino falso e toda obra má que presumidamente se faz em nome de Deus.

A todo pastor sincero que ler este artigo, vai o meu simples apelo: incentivem, em nome de Jesus, suas ovelhas a se alimentarem da pura palavra de Deus, estudando-a em todo tempo, levando-a para seu trabalho, para a escola ou faculdade, a fim de que, em algum momento, possam ter com que responder àqueles que buscarem saber a razão da sua fé em Jesus Cristo.

Recomendo, aos leitores, que façam como eu: ler, ler, ler sempre. Pois no passado me desviei da verdadeira palavra de Deus através da pregação desses falsos pastores e falsos profetas. Mas depois que voltei minha atenção para a Bíblia, onde estão as palavras de Deus, lendo e meditando, pude aprender a discernir entre o que é certo e errado, a compreender a verdadeira vontade de Deus para seu povo enquanto peregrino nesta terra.

Portanto, irmãos, deixemos de lado a estultícia e busquemos mais a sabedoria que o Senhor Jesus nos dá a fim de caminharmos no caminho reto, que leva aos céus.

Em nome de Jesus, meu grande abraço!

Fernando Paulo Ferreira

9 comentários:

  1. obrigado irmaõ pelo esclarecimento, a luz da palavra de DEUS,devemos buscar a sabedoria que vem do alto . que DEUS abenço~e em nome de jesus..

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, leio inúmeros artigos sobre a palavra de Deus durante o dia e nunca deixo comentário, mas estas suas simples palavras refletem e faz lembra o nosso Jesus, por isso peço a Deus que o abençoe cada vez mais, em nome de Jesus, fique com a Sua paz.

    ResponderExcluir
  3. Muitos pregam a Palavra de Deus,mas poucos entendem o que falam
    Em contra patida aos que distriui fartos conhecimentos,ensinando-nos
    a enteder a palavra de Nosso Senhor,pela Gloria de nosso eterno Deus
    amem.

    Euripedes

    ResponderExcluir
  4. Irmão...quão sábios fostes com estas palavras... Eu também havia me desviado dos falsos pregadores, e agora retornei e estou começando a me alimentar da palavra reta... Lendo eclesiastes, que tomei conhecimento dessa palavra, e na busca o significado encontrei o seu... Fiquemos paz.

    ResponderExcluir
  5. Deus seja louvado, muito bom! Que Deus continue te abençoando! E lembremos que: se estamos numa igreja, que ensina diferente do que diz a palavra de Deus, não é seguro continuar ai, pois pode acontecer de perdermos a nossa salvação.

    Falta pouco tempo para os fiéis de Deus em todas essas congregações lideradas por enganadores ouvirem Jesus Cristo a lhes falar ao coração:
    "Saiam dela, vocês, povo meu, para que vocês não participem dos seus pecados, para que as pragas que vão cair sobre ela não os atinjam!"
    Apocalipse 18:4

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de que me ajudassem a entender as frases a seguir...tenho lido muito, mas ainda me falta entendimento a respeito das duas frases:
    Provérbio 26: 4-5
    Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia; para que também não te faças semelhante a ele.
    Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus próprios olhos.
    Provérbios 26:4,5

    ResponderExcluir
  7. E verdade quem ler a bíblia realmente aprende a verdade.

    ResponderExcluir
  8. Palavras de grande sabedoria que vou guardar em meu coração, que Deus abençoe o irmão e de muita sabedoria para nós ensina e explicar, e nos fazer entender a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  9. O que vemos hoje são homens formados em Teologia que traduzem a biblia de acordo com o entendimento humano. Nao é isso que Jesus nos ensinou. Antes dele retornar ao Céu nos disse que enviaria o consolador e que ele nos ensinaria todas aa coisas e nos nos faria lembrar tudo. O Espirito santo e quem nos ensina a entender a Bíblia e nao conhecimanto humano. Vimos um exemplo dado na Biblia, no caso Zaqueu, era Doutor em Teologia e no entanto nao entendia o que Jesus disse: "Necessário vos é nascer de novo". Assim são os que se apoiam em conhecimento Teologico.
    Porisso que surgem igrejas da noite para o dia, o Espirito santo já não opera na maior parte delas.
    Nosso apóstolo Paulo tambem reconheceu que tudo que havia aprendido era considerado estrume. Obteve assim um novo conhecimento de Deus atravez do Espirito santo.
    Que Deus abra os olhos daqueles que substituiram o conhecimento Biblico atravéz do Esporito santo pelos conhecimentos teologicos.
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir