sábado, 19 de junho de 2010

Estulticia


"A estultícia é alegria para o que carece de entendimento, mas o homem entendido anda retamente" (Provérbios 15:21)

Estultícia, segundo a Pequena Enciclopédia Bíblica de Orlando Boyer, é a qualidade daquele ou daquilo que é estulto, e estulto, por sua vez, é aquele em quem não há discernimento ou bom senso.

Pois bem, para uma pessoa que não tem discernimento das coisas espirituais, toda palavra pregada nos púlpitos de qualquer igreja, mesmo que venha de alguém que se auto proclama profeta, é palavra de Deus.

O estulto, na sua estultícia, não se preocupa em verificar na Bíblia que tem em mãos se a palavra pregada está realmente de acordo com ela. Ele não liga se se trata de acréscimos à palavra de Deus ou se são palavras de homens. Tudo porque, para ele, a pessoa que sobe no palco, famoso ou não, é um "ungido homem de Deus".

É por essa razão que muitas pessoas, na sua simplicidade, seguem homens, acreditando em suas palavras, colocando sua fé neles em detrimento de colocarem sua fé em Deus, que é o único que pode suprir suas necessidades, com uma simples oração.

O estulto não é incentivado por esses pregadores a ler e nem a estudar a Bíblia. Esses pregadores que levam muitos estultos após si, aproveitam disso, para se gabarem de terem o maior número de seguidores, que os obedecem cegamente, colocando em suas pobres cabeças que a palavra que eles pregam são palavras de Deus, ainda que não sejam palavras de Deus.

Aquele que tem o dom de discernir, escapará desses lobos vorazes, pois ele considera a Palavra de Deus acima de qualquer palavra que os homens pregam nos púlpitos. A Bíblia por si só se interpreta, através do Espírito Santo que em nós habita.

A pessoa que lê e estuda diariamente a Bíblia não se deixará levar pelas novas visões e unções que ultimamente tem sido derramada por falsos apóstolos, falsos profetas, falsos mestres e falsos pastores. Esta pessoa é apta para discernir o que realmente é de Deus e o que é do homem, pois tem sobre si a unção do Espírito Santo, que nos adverte contra todo ensino falso e toda obra má que presumidamente se faz em nome de Deus.

A todo pastor sincero que ler este artigo, vai o meu simples apelo: incentivem, em nome de Jesus, suas ovelhas a se alimentarem da pura palavra de Deus, estudando-a em todo tempo, levando-a para seu trabalho, para a escola ou faculdade, a fim de que, em algum momento, possam ter com que responder àqueles que buscarem saber a razão da sua fé em Jesus Cristo.

Recomendo, aos leitores, que façam como eu: ler, ler, ler sempre. Pois no passado me desviei da verdadeira palavra de Deus através da pregação desses falsos pastores e falsos profetas. Mas depois que voltei minha atenção para a Bíblia, onde estão as palavras de Deus, lendo e meditando, pude aprender a discernir entre o que é certo e errado, a compreender a verdadeira vontade de Deus para seu povo enquanto peregrino nesta terra.

Portanto, irmãos, deixemos de lado a estultícia e busquemos mais a sabedoria que o Senhor Jesus nos dá a fim de caminharmos no caminho reto, que leva aos céus.

Em nome de Jesus, meu grande abraço!

Fernando Paulo Ferreira

4 comentários:

  1. obrigado irmaõ pelo esclarecimento, a luz da palavra de DEUS,devemos buscar a sabedoria que vem do alto . que DEUS abenço~e em nome de jesus..

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, leio inúmeros artigos sobre a palavra de Deus durante o dia e nunca deixo comentário, mas estas suas simples palavras refletem e faz lembra o nosso Jesus, por isso peço a Deus que o abençoe cada vez mais, em nome de Jesus, fique com a Sua paz.

    ResponderExcluir
  3. Muitos pregam a Palavra de Deus,mas poucos entendem o que falam
    Em contra patida aos que distriui fartos conhecimentos,ensinando-nos
    a enteder a palavra de Nosso Senhor,pela Gloria de nosso eterno Deus
    amem.

    Euripedes

    ResponderExcluir
  4. Irmão...quão sábios fostes com estas palavras... Eu também havia me desviado dos falsos pregadores, e agora retornei e estou começando a me alimentar da palavra reta... Lendo eclesiastes, que tomei conhecimento dessa palavra, e na busca o significado encontrei o seu... Fiquemos paz.

    ResponderExcluir