Ótimos títulos

sábado, 17 de outubro de 2009

O Evangelho da Exclusão


Nesses dias estive pensando em muitas coisas que foram deixadas de lado pela igreja evangélica. Uma delas é a mais gritante de todas: o amor ao próximo.

O próximo, na Bíblia, não significa apenas a pessoa que está ao nosso lado, mas também aquela que está longe, e sofre as mesmas mazelas do pecado que nós sofremos. Aquela pessoa que não tem o que vestir, não tem o que comer, não tem para onde ir, não tem quem a ouça.

O próximo é aquela pessoa que está dormindo na praça, debaixo de jornais para se aquecer do frio. Aquela pessoa que está sentada na calçada pedindo apenas uns míseros trocados para que possa ter o que comer até o fim do dia.

E a igreja evangélica, ao contrário do que Jesus ensinou, passa de largo como os sacerdotes e escribas daquele tempo. A igreja evangélica tem vergonha de ser comparada ao bom samaritano da parábola de Jesus.

Os espíritas e católicos têm orfanatos e asilos para cuidar das crianças e idosos. Quantas igrejas evangélicas fazem a mesma coisa? Dá para contar em apenas um dedo da mão as igrejas que fazem isso.

Tive notícia de que a igreja arrecada mais de um bilhão de reais em dízimos. Mas o que se faz com esse dinheiro arrecadado? Constrói escolas, orfanatos e asilos? Se constróem, precisam ser pagos para que as pessoas possam utilizar-se deles. E onde fica o "amor ao próximo"? Até agora não tenho notícias de que alguma igreja tenha feito estas coisas. Mas tenho notícias de que foram construídos mais novos "mega-templos".

"Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus" (Mateus 5:20)

Parafraseando, se a nossa justiça não exceder a dos espíritas e católicos, de modo nenhum entraremos nos reinos dos céus.

Abraços calorosos

Fernando

3 comentários:

  1. Apenas um adendo, prefiro pensar que "se a nossa justiça" e a nossa Fé, e quando digo (nossa) quero dizer de todos os seres humanos, não se "IGUALAR", ao invés de exceder as de outras doutrinas e religiões, sem que rótulos ou bandeiras nos afastem uns dos outros, de modo nenhum entraremos no reino dos céus.
    Mais uma vez parabéns e obrigado pelos textos que sempre espero para ler e refletir.

    ResponderExcluir
  2. Verdade meu camarada, as pessoas estão duras, tb diz às escrituras que no final do tempo o amor de muitos, esfriaria.
    Sei de algumas poucas igrejas que têm e matém asilos, orfanatos, etc, porém o número de igrejas é muito grande, as arrecadações tão bem são enormes, deveria ter muito mais trabalhos visando o próximo.

    Abçs,
    Luiz Perciliano.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado! Um ótimo texto para refletir.
    Gostei e concordo com os comentários acima.

    ResponderExcluir