Ótimos títulos

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Surpreenda!


Fernando Paulo Ferreira

"Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não tem nada preparado para si. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força" (Neemias 8:10).

Estamos na época do natal (com minuscula mesmo, de propósito), quando as pessoas correm de um lado para outro em busca do presente ideal para a pessoa amada, para os filhos, pais, amigos, como se isso fosse uma obrigação.

Por outro lado, atrás dos balcões das lojas, os vendedores babam de prazer por causa do aumento das vendas nesta época do ano, não se importando com a qualidade do produto vendido, pois "o que vale é a intenção".

Este é o natal que as pessoas do mundo conhecem, o do papai noel, dos presentes, dos enfeites, das mesas fartas de comidas e bebidas.

Nós, a quem nos chamamos de cristãos, sabemos o que realmente é Natal. Mas não o praticamos como devíamos praticar. Continuamos correndo atrás de presentes, esperando ganhar outros melhores, nos reunir com os amigos, passar a noite na igreja só para comer a ceia. Em nada nos diferimos dos mundanos.

O que eu quero propor, aceita quem quiser aceitar, é surpreender o povo numa rua movimentada, numa praça de alimentação de um shopping, ou em qualquer outro lugar onde haja uma grande aglomeração de pessoas, e apresentar uma cantada de hinos que expressem o verdadeiro sentido Natal, que mostrem quem é aquele bebê que está nos presépios, e qual foi o propósito da sua vinda.

É simples. Não precisa de muito planejamento. É só escolher o local, o dia e a hora. Tenho certeza de que alegraremos o coração daquele que devia ser lembrado nesses dias.

Podemos, ainda, surpreender aqueles que não podem ter o mesmo prazer que a maioria das pessoas tem. Essas pessoas não estão reunidas em ruas movimentadas, nem nas praças da alimentação dos shoppings. Elas estão em lugares que, dificilmente, os cristãos se lembram de visitar.

Esses lugares são os asilos para idosos, os presídios, os orfanatos, os hospitais públicos, as favelas e embaixo das pontes.

As pessoas que vivem nesses lugares foram abandonadas lá, ou foram para lá por não se encaixarem no mesmo padrão de vida da maioria. Outros estão nesses lugares por não terem condições de viver por si mesmas. Estas pessoas são as mais necessidadas de cuidado e carinho.

Portanto, vamos surpreendê-las, fazendo uma visitinha a eles, levando o melhor dos presentes que uma pessoas poderia ganhar: A Esperança.

Não custa dinheiro, não é perda de tempo. Trata-se de compartilhar algo que já temos com quem ainda não tem. Além disso, aquele que deveria ser lembrado nesses dias, se alegrará com a nossa atitude, nos fortalecendo cada vez mais.

Este será o melhor Natal que essas pessoas poderão ter. Conhecerão aquele que por elas veio ao mundo e por elas deu a sua vida: Jesus de Nazaré.

"Não temais, Eu vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Na cidade de Davi vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (Lucas 2:10,11)

Um fraternal abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário