Ótimos títulos

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Eu e meus "filhos" - Felicidade


Fernando Paulo Ferreira

"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe - que é o primeiro mandamento com promessa -, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra" (Efésios 6:1-3).

Nem tudo são pedras na vida de um pai. No meio dessas pedras também pode nascer uma flor. Foi o que aconteceu depois daquela decepção.

Tem filhos que nascem para envergonhar os pais e outros filhos nascem para ser motivo de grande alegria. Choro com os dois. Os dois tem a mesma medida do meu amor. Nenhum desses meus "filhos" são amados mais do que os outros. Todos tem sua chance.

Fiquei cheio de alegria ao saber que uma de minhas "filhas" passou no vestibular. Sempre a incentivei a correr atras de todas as oportunidades. Todas as boas oportunidades, é claro. Aquelas que vão garantir seu futuro, que vão aumentar sua autoestima, que lhe trarão boas perspectivas de um trabalho em prol da sociedade.

Lembro-me de quando ela se chegou a mim antes de terminar o ensino médio, me perguntando qual curso ela deveria fazer, qual a vantagem de esperar o próximo ano para prestar vestibular, e o que deveria fazer nesse meio tempo.

Essas são as dúvidas básicas de todos os jovens que terminam o ensino médio e alcançam mais um degrau da sua vida. Muitos deles não sabem se devem avançar este degrau, ou se devem ficar onde estão. Outros preferem descer, pois tem o tradicional medo do desconhecido, voltam ao mundo da acomodação, para o estilo de vida mediocre, da pobreza de espírito e da falta de perspectiva.

Mas minha "filha" me ouviu com atenção. Incentivei-a a prestar o vestibular no curso que ela mais se identificava. Que não esperasse um ano para isso, pois nesse tempo ela já teria se esquecido de tudo o que estudou no ensino médio e sua mente estaria totalmente desocupada, sem vontade para mais nada.

Lá foi ela, enfrentou seus medos, suas limitações. Fez a prova com tranquilidade, voltou para casa e me mandou um torpedo, dizendo que acabara de fazer a prova e que não foi tão difícil.

Minha "filha" preferiu avançar em vez de ficar parada por um ano inteiro. É assim que todos devem ser. As aves do céu são incentivadas a alçar voô quando chega a hora, assim, também, nossos jovens devem ser incentivados a avançar mais um degrau, sempre.

Vamos, filhos, avancem. Não deixem para depois aquilo que hoje vocês podem fazer, contando que estejam dentro da vontade de Deus. O mesmo Deus de paz acompanhará e fará com que vocês prosperem em tudo o que fizer.

Meu recado aos pais é que sempre eduquem seus filhos para que sejam a continuação de suas vidas na terra. Aquilo que deixaram de fazer na terra, por falta de oportunidade, seus filhos farão no futuro. Ensinem seus filhos a fazer o que é certo, a olhar para a frente, enfrentar os obstáculos sempre com a ajuda de Deus.

Aos pais, faço minhas as palavras do apóstolo Paulo: "E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na discipina e instrução do Senhor" (Efésios 1:6).

Um forte abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário