Ótimos títulos

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Eles e "eles"


"E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor" (Efésios 4:11-16).

Eu acredito que o que está escrito acima é também para o dia de hoje, porém...


... Existem Apóstolos e "apóstolos". Os primeiros foram verdadeiramente confirmados por Deus, para irem a todos os países, língua, tribo e nação, não se importando com a condição do lugar, mas indo sem titubear, sabendo que a obra é de Deus e não do homem.


Os segundos, lamento, não estão nem aí para os primeiros. Preferem fazer congressos em hotéis de luxo, viajar em seus aviõezinhos particulares, se gabarem de suas riquezas e descansarem em resorts paradisíacos caríssimos.


... Existem Profetas e "profetas". Os primeiros aguardam a orientação de Deus para falar o que o povo deve ouvir. Participam dos conselhos de Deus, ouvem suas ordens para transmitir ao povo sem acrescentar nada ao que foi ordenado.

Os segundos, lamento, não estão nem aí para os primeiros. Falam ao povo o que o povo gosta de ouvir. Não participam dos conselhos de Deus, não ouvem suas orientações. Mas correm, cada um com seus sonhos, idéias e imaginações do coração para contar ao povo como se fossem revelações de Deus.

... Existem Evangelistas e "evangelistas". Os primeiros vão de casa em casa, pregam a palavra mesmo correndo o risco de serem mal recebidos. Vão ao encontro de transeuntes nas ruas, falam de Jesus, mesmo correndo o risco de serem maltratados, cuspidos e esmurrados, pois sabem que são dignos de sofrerem afrontas pelo nome de Jesus.

Os segundos, lamento, não estão nem aí para os primeiros, apenas se dizem evangelistas, mas não são. Invadem as casas das pessoas, sob pretexto de fazerem orações, roubam, mentem e trapaceiam, dizendo que fazem isso e aquilo em nome de Deus, quando Deus nunca os enviou.

... Existem Pastores e "pastores". Os primeiros sabem que as ovelhas não são suas, mas do Senhor. Apenas são servos comissionados para pastorearem as ovelhas do Sumo Pastor. São despenseiros fiéis, administradores dos bens do seu Senhor. Dão suas vidas pelas ovelhas, cuidam delas e vão atrás da perdida, trazendo-a de volta ao aprisco, sã e salva.

Os segundos, lamento, não estão nem aí para os primeiros. Apascentam a si mesmos, devorando as ovelhas. Dominam com mão de ferro, oprimem, esmagam e expulsam quem ouse desafiar seus métodos fraudulentos.

... Existem Mestres e "mestres". Os primeiros ensinam com toda sabedoria que Deus lhes deu. Aprendem juntos com os discípulos, pois sabem que os discípulos não são seus, mas do Senhor Jesus.


Os segundos, lamento, não estão nem aí para os primeiros. Ensinam teologia barata, que aprenderam em livros, e não aquela que vem sob inspiração do Senhor. Não aprendem com os discípulos, nem os consideram como discípulos do Senhor, mas seus.


Por fim, existe Igreja e "igrejas". A primeira, é a reunião de todos os membros do Corpo de Cristo, santa e imaculada, fiel e verdadeira, constituída por todos aqueles que professam seu Nome.

As segundas, lamento, não estão nem aí para a primeira. Se reúnem apenas para satisfazer seus desejos egoístas, receber bênçãos materiais, ver milagres espetaculares, mas nunca se reúnem para louvar e glorificar ao doador dos dons.

Que venha o Senhor, e separe para si aqueles que são verdadeiramente seus!


Fernando

2 comentários:

  1. Graça paz irmão. Venho lhe pedir licença para discordar em relação ao termo 'apóstolo'. Atente para Atos 1,19-24; momento que os Apóstolos escolhidos pelo nosso Senhor escolheram o substituto do traidor, Judas. SE ler atentamente o texto poderá verificar os atributos citados para a escolha; então lhe pergunto, quem, hoje em dia preencheria tais requisitos ??
    Quanto aos profetas, verifique MT 11,13 confirmado por Lucas 16,16. Não podemos confundir dons apostólicos com dons supridos gratuitamente por Deus, (a nós atualmente, e são esses que o Apóstolo Paulo fala aos Corintios) nos momentos necessários para cumprir com seus (dEle) objetivos, sendo profecias, curas, etc.
    Irmão, esta é a maneira que eu penso e entendo, a qual resolví compartilhar com você. Deste que lhe admira pelo excelente trabalho.
    Grade abraço e que Deus o abençoe, juntamente com a Fefa.

    Arno R da Paz
    Tres Cachoeiras-RS

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz, irmão Arno.... fiquei feliz com seu retorno. Obrigado por discordar, assim a gente aprende a crescemos juntos.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir