Ótimos títulos

domingo, 24 de janeiro de 2010

Você se sente culpado por não ir à igreja?


"Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério" (2 Timóteo 4:1-5).

Minha resposta à pergunta acima é não!

Não me sinto culpado porque fui expulso pela má pregação da Palavra. Fui expulso pelo egoísmo que se ensina nas igrejas atuais.

O que me faz não congregar na igreja hoje é a falta de uma pregação expositiva da Bíblia. Uma pregação que sacie nossa fome espiritual, uma pregação que nos faz gritar "Aleluia" e "Glória a Deus", mesmo quando somos repreendidos por esta pregação.

No começo da minha caminhada cristã, eu frequentava direto a igreja, uma pequena igreja na cidade de Jandira da linha reformada, porque a pregação era expositiva, me alimentava e me fortalecia. Hoje, com a multiplicação das denominações e a adoção de modismos, ficou intragável toda pregação pois vem misturada com opiniões pessoais de quem prega. Pega-se um versículo aqui e ali, mas, em vez de expor claramente o contexto, trazem para nós uma mistura de auto-ajuda, massagem de ego, promessas de prosperidade financeira e curas de doenças que nem a ciência é capaz de resolver.

A pregação expositiva da Bíblia nos traz alimento puro do alto, sem fermento. A pregação expositiva é pregação doutrinária, é uma pregação que transmite verdades específicas de Deus ao homem, e não as opiniões, os estudos ou as idéias do pregador.

A pregação expositiva não visa agradar aos ouvintes, nem massagear o ego deles. Não tem por objetivo trazer boas palavras para aliviar os pecadores, nem trazer alívio aos sofredores. E é por isso que é pouco utilizada nos dias atuais.

Quanta falta faz a pregação expositiva da Bíblia! Por isso não me sinto culpado por não frequentar a igreja hoje. Quem é que vai querer comer comida estragada?

Um Abraço!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário