Ótimos títulos

terça-feira, 28 de julho de 2009

Insensibilidade


Is 58:1
CLAMA em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.
Is 58:2
Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica justiça, e não deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justiça, e têm prazer em se chegarem a Deus,
Is 58:3
Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.

Experiência que todos os dias adquiro, ao manusear os processos com os quais trabalho no fórum de Osasco.

Sempre fico triste com a insensibilidade do ser humano diante dos menos favorecidos. Uma senhora viúva e seu filho deficiente mental, na verdade, esquizofrênico, estão prestes a serem despejados de sua residência que adquiriram por herança. Uma simples dívida que o filho deficiente adquiriu, pode acarretar uma grande tristeza para a senhora viúva.

Ela perderá tudo se não pagar a dívida, pois se deu por fiadora do filho. A loja faliu porque o rapaz adoeceu e não pode mais trabalhar. Onde fica a justiça? Onde a sensibilidade do ser humano? Pelos autos do processo, posso ver que o credor é um homem rico, mas insensível.

A viúva ofereceu, em comodado, as outras três casas para que o credor pudesse alugar e, com o dinheiro do aluguel, amortizasse a dívida, enquanto ela pudesse morar na outra casa do mesmo terreno. A insensibilidade do homem não permite ver a situação da pobre mulher.

Exige, de todas as formas, reaver o dinheiro, penhorando todas as casas, sem mais nem menos, alegando que a dívida ultrapassa a casa das centenas de milhares.

Não conheço a senhora viúva, nem a seu filho esquizofrênico. Não conheço o credor rico. Mas não posso deixar de clamar a Deus que faça a justiça prevalecer na terra. Oro a Deus que acompanhe o processo e abra os olhos do homem para que tenha misericórdia dos pobres devedores e aceite a oferta deles ou que lhes perdoe a dívida.

Ele ganhará muito mais da mão de Deus quando se submeter à vontade do Senhor.

Is 58:6
Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
Is 58:7
Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
Is 58:8
Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda.

É este meu simples post para hoje.

O Deus de Justiça te abençoe!

Fernando

2 comentários:

  1. Maravilhoso! Deus abençoe e continue a usa-lo.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BEM. É ISSO MESMO. CADA DIA QUE PASSA O SER HUMANO DEIXA DE AMAR AO PROXIMO. E O AMOR ONDE ANDA? SÓ QUEREM GANHAR E GANHAR.
    DEUS LHE ABENÇÕE.
    CARINHO
    FERNANDA

    ResponderExcluir