Ótimos títulos

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Um chamado que perdeu sua força



Que dizer então daquele chamado especial que repousa sobre cada cristão — o dom de servir aos outros em nome do Senhor? Há dez anos, havia uma agitação dentro de você; e ele até lhe permitiu vislumbrar o que ele queria fazer em sua vida. talvez tenha desejado que você ensinasse às crianças. Que cantasse. Que fosse um guerreiro de oração, pondo-se na brecha pelos que estão sofrendo necessidades. Talvez houvesse até mesmo uma inclinação para o campo missionário gerada pelo próprio Espírito Santo.


Mas então... você ficou desanimado. Alguém o frustrou. Alguma coisa azedou em sua igreja. Você tentou uma ou duas vezes, mas alguém o criticou. Logo o sonho se desfez, e o chamado já não era tão concreto. Toda a inspiração que você sentia desapareceu.


Às vezes encontro pastores nessas condições só com a carcaça do que eram, mas completamente vazios. Com toda a energia esgotada, passaram a ser movidos exclusivamente pelas exigências do ministério.


É comum imaginar que isso aconteça principalmente por causa das muitas frustrações que os ministros enfrentam e pelas agendas superlotadas, que os conduzem ao esgotamento. Mas na verdade essas são apenas duas das estratégias que Satanás utiliza contra pastores que apascentam o rebanho de Deus. Ele tem muitas outras ainda.


Há alguns anos, conheci um homem que realmente parecia sincero, e trabalhava incansavelmente para edificar a congregação de uma importante cidade. A igreja começou a florescer.


Alguns anos depois, fui assistir a um de seus cultos. Algo havia flagrantemente mudado. O pastor passara a acreditar de alguma forma que era especial. Agora os holofotes estavam mais direcionados para ele do que para Jesus Cristo. Tragicamente, o mensageiro havia se tornado maior do que a mensagem.


Conversamos depois, e ele me perguntou sem rodeios o que eu havia sentido quanto à direção de sua igreja. Eu o incentivei quanto pude, mas depois acrescentei: ”Lembre-se, meu amigo, não dê tanta importância você mesmo. Trata-se de obra do Espírito de Deus na vida das pessoas para atraí-las a Jesus. Fomos simplesmente chamados para servi-las. Pregue a Palavra com fidelidade e desapareça de cena, para que Deus receba todo o louvor”.


Ele não se mostrou muito entusiasmado com o que disse por último.


Sua pequena fama pareceu subir-lhe rapidamente à cabeça, e logo a simplicidade, a sinceridade e a fé pueril que haviam caracterizado seus primeiros esforços para com Deus foram substituídas por uma exibição afetada e uma aparência de indefectibilidade muito destrutivas para a causa de Cristo. A pregação eficaz daquele homem e o fruto espiritual rapidamente desapareceram.


Para onde você acha que foram? Algo muito precioso foi roubado ao longo do caminho.


O diabo está sempre nos roubando algo com que Deus nos abençoou. Quando obtém sucesso, os dons espirituais parecem desvanecer-se, e as coisas materiais ocupam nossa atenção 24 horas do dia.


Jim Cymbala, em Fé Renovada, pág. 13/14. Editora Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário