Ótimos títulos

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Pronto, mastigado e cuspido


Pr 26:16
Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que respondem bem.

Uma amiga minha disse-me certa vez que o crente brasileiro não gosta de ler textos longos, como o que eu postei dias atrás neste blog. É verdade. O crente brasileiro é tão preguiçoso em vários aspectos.
É a herança maldita que o brasileiro carrega deste a sua meninice: aversão à leitura. O Brasil é um dos países com menor índice de leitura, mas é o que também vende mais livros. Mas quem os lê?
Em cada cidade há pelo menos uma biblioteca, mas suas estantes estão às moscas. E eu fico me perguntando por que se vende tantos livros.
Eu tenho muito amor pelos livros, não me importa qual gênero, mas é bom saber o que estou lendo. Gosto de uma boa ficção, um bom romance, um bom livro policial. gosto também dos livros evangélicos, mas estes ficaram cada vez mais repetitivos. Fala-se quase sempre sobre as mesmas coisas.
Percebi que os crentes de hoje querem todas as coisas prontas para consumo. Não gostam de ler nem de estudar. Querem tudo pronto, mastigado e cuspido. Engolem tudo sem ao menos ter o cuidado de analisar o que estão adquirindo.
Nem mesmo a Bíblia o crente tem paciência de lê-la diariamente. Leem apenas umas porções aqui e ali, e se dizem tão eruditos quanto os outros.
Muitas vezes para parecerem leitores assíduos, deixam a Bíblia aberta à mostra na sala de visita para que todos vejam e não desconfiem de que não gostam de ler.
É esse Brasil dos preguiçosos. E dos crentes preguiçosos também.

Mas, se o querido leitor chegou a ler até aqui, você é uma exceção... Parabéns...

Fernando

Um comentário:

  1. Por isso que nosso país esta tão entregue as moscas.Governo faz o que quer com o povo ignorante. Mas Deus é maior que tudo isso.
    Parabéns pelo Blog.
    Fefa...

    ResponderExcluir