Ótimos títulos

domingo, 21 de junho de 2009

Pão e Água

1Re 18:3
E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao SENHOR,
1Re 18:4
Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do SENHOR, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.
1Re 18:5
E disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água, e a todos os rios; pode ser que achemos erva, para que em vida conservemos os cavalos e mulas, e não percamos todos os animais.

A vida de um cachorrinho vale mais que a vida de um ser humano? Tenho visto tanto na televisão quanto nas ruas pessoas tratando bem melhor seus animais de estimação do que tratariam uma pessoa. Até cuidam melhor de um viralata do que de um mendigo que pede esmola.
O texto bíblico acima diz muito. Acabe estava mais preocupado com a vida dos seus cavalos e mulas do que com o povo que padecia fome e sede. Nem mencionou as necessidades do povo. Pe contrário, os animais tinham mais importância para ele do que seu próprio povo.
Obadias, servo de Deus deste sua mocidade, tinha outros pensamentos. As pessoas eram mais importantes do que os animais e por isso os livrava da feiticeira Jezabel, que era a esposa do rei Acabe. Escondia os profetas de Deus de cinquenta em cinquenta numa caverna e os sustentava com pão e água. Isso mesmo, pão e água era o mínimo que ele podia fazer diante da falta de recursos pelos quais passava, tanto ele quanto todo o povo.
E por que os profetas de Deus? Porque os profetas de Deus tinham o verdadeiro alimento dos quais a maioria das pessoas necessitavam: a Palavra de Deus. Sem a Palavra de Deus o povo se corrompia, se espelhando nas maldades que o rei e a rainha praticavam. E por causa das maldades que praticavam, Deus deixou que o povo padecesse de três anos de seca, sem chuva e sem alimento do campo.
E de quem era a culpa? Segundo os governantes corruptos daquela época, era de Deus, e incentivavam o povo a adorar outros deuses, porque o verdadeiro Deus dos israelitas não era capaz de lhes dar alimento.
Este era o motivo da perseguição que os profetas de Deus sofriam, porque denunciavam os pecados do rei e da rainha, pregavam a Palavra de Deus e praticavam a caridade.
Quando Deus resolveu por fim ao flagelo, Acabe foi se encontrar com Elias, veja como foi o encontro:

1Re 18:17
E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel?
1Re 18:18
Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR, e seguistes a Baalim.

Aí está. Os que seguem ao Senhor são considerados culpados pelas calamidades que recaem sobre as nações. Enquanto os ímpios seguem sua vida de pecado e luxúria, se considerando imunes aos julgamentos de Deus pelo simples fato de não lhe obedecerem e, portanto, não terem nada a ver com isso.
Elias convocou a todo o povo inclusive todos os profetas falsos de Baal que serviam ao rei e a Jezabel. eDisse lhes:

1Re 18:21
Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
1Re 18:22
Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.

Para proteger seu colega Obadias, ele disse que só ele ficou de todos os profetas do Senhor. e tentou alimentar o povo do pão da palavra de Deus. Lançou o desafio para que o povo pudesse escolher por si mesmo a quem queria servir, ao Senhor ou a Baal.
É claro que o povo preferia espetáculos. Só pregação não adiantava, queriam ver o sobrenatural em ação. Queriam ver para crer, e não crer para ver.

1Re 18:24
Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.

Então os profetas de Baal, de um lado, escolheram seu novilho, colocaram-no sobre o altar e, a pedido de Elias, não meteram fogo, invocaram o nome de Baal, por várias horas, sem resposta, enquanto elias se ria e zombava deles.
Do outro lado, Elias escolheu seu novilho, amarrou-o no altar que edificara ao nome do Senhor e também não meteu fogo e, para que o povo sedendo e faminto de espetáculo, pudesse crer nas suapalavras, fez conforme está escrito:

1Re 18:34
E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;
1Re 18:35
De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água.
1Re 18:36
Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
1Re 18:37
Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
1Re 18:38
Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
1Re 18:39
O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!
1Re 18:40
E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.

Que desfecho para um circo! Pegou fogo!!! Só de espetáculo vive o crente, tanto daquela época como desta. Quanto a ouvirem a Palavra de Deus, saem correndo. Lotam os templos só para verem grandes manifestações de curas e milagres.
Os irmãos da igreja são muito importantes para mim, e deviam também ser para os líderes. Eles precisam de pão e água para crescerem na fé, e não de espetáculos grotescos.

Boa semana para o querido leitor. Deus te abençoe.

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário