Ótimos títulos

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

E nossos jovens, como vão?


"Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (1 Pedro 5:5)

Nossos jovens vão bem, obrigado!


Mas na questão da educação cristã, deixam muito a desejar.

Recentemente, tive uma conversa com irmãos maduros na fé, os quais me revelaram que estão preocupados com o linguajar deles, com os comportamentos deles e com o modo de se vestir deles.


Imagine, você, ao entrar na igreja e um dos garotos atrás de você coloca os pés sobre o assento, como se estivesse num estádio de futebol!

Imagine agora, as irmazinhas se vestem como se estivessem indo a baladas. Se reunem em grupinhos exibindo suas bolsas, seus sapatos, seus batons, suas unhas pintadas com as cores da moda.


Os garotões com as calças abaixadas mostrando suas cuecas só porque está na moda. Outros, por preguiça, deixam a norma culta da linguagem para abreviar tudo o que falam utilizando-se de gírias e, pior, escrevem como falam, sem se preocupar com quem vai ler.


Tive o desprazer de receber um testemunho de uma irmã, jovem nos seus vinte e poucos anos, para publicar num dos meus sites, cheios de erros gramaticais, vícios de linguagem, gírias, abreviações que não dá para entender.


Devolvi de pronto, para que ela reescrevesse na linguagem que todos pudessem entender. Ela me devolveu pior do que estava, dizendo que só conseguia escrever assim, pois largou a escola ainda muito cedo!


Que tristeza! Quais os valores que nossos pais estão deixando para nossos jovens? Estão largando-os "nas mãos de Deus" para que eles tomem juízo? Cabe aos pais zelar pela educação de nossos jovens, incentivando-os na leitura, nos estudos, no respeito ao bom diálogo, na convivência com pessoas de boa instrução. E acima de tudo, na leitura e estudo da Bíblia.

Assim, no futuro, poderemos ter pessoas mais capacitadas e instruídas para liderar a próxima geração no caminhar diário com Cristo.


Que o Senhor seja com o vosso espírito!


Em Cristo.

Fernando

2 comentários:

  1. pior que é isso mesmo irmão! infelizmente quase não dá pra diferenciar os jovens cristãos dos que ainda estão no mundo, inclusive no quesito santidade :-(
    [ ]´s em Cristo!

    ResponderExcluir
  2. PARA MIM, ISSO TEM MUITO COM EDUCAÇÃO. ONDE JA SE VIU ANDAR DESSA FORMA? FALAR ERRADO, ISSO NUNCA FOI MODA.ISSO É DESCULPA DAS GRANDES. E QUANTO MAIS FALAMOS PARA CORRIGIR AÍ QUE O CALDO INTORNA.
    SÓ JESUS NA CAUSA.RESPEITAR OS MAIS VELHOS, ISSO TAMBÉM TÁ FORA DE MODA. AIAIIAIAIAI!!!!
    ABRAÇO.
    QUE DEUS TENHA MISERICORDIA.
    FERNANDA A. FERREIRA

    ResponderExcluir