Ótimos títulos

domingo, 4 de março de 2012

O "Cair no Espírito"




Pr. Airton Evangelista da Costa

NATURAL é aquilo que segue a ordem natural das coisas. Logo, posso admitir que o fenômeno do "cair no Espírito" está na ordem das coisas sobrenaturais.

Tudo quanto for dito aqui diz respeito à minha experiência pessoal, quer como agente ativo, quer como simples observador.  Eu mesmo nunca fui agente passivo, isto é, nunca passei pela experiência do cair no Espírito, mas por muitas vezes pessoas caíram quando lhes fiz imposição de mãos, com oração. Para facilitar, usarei o método de perguntas e respostas.

1. Todas as pessoas caem? Com que frequência?  O "cair" é uma exceção. Uma pessoa pode "cair" numa oração e continuar caindo em outras.

2.  Tal fenômeno pode acontecer com crente ou não crente? Não há como saber quem está ou quem não está firme nos caminhos do Senhor, quem é crente ou quem não é.  Creio que são suscetíveis ao fenômeno os que ainda não conseguiram se libertar. O fenômeno ocorre com muita frequencia nos que estão sob opressão maligna.  Mas não posso dizer que estes caem necessariamente.  Já orei por uma mulher que não caiu, apesar da se encontrar sob opressão.

3. Os que caíam com frequencia conseguiram se libertar? Conseguiram.

4. Como caem? Não há uma forma única. Podem cair de forma repentina e rápida, ou podem cair lentamente.

5. Há pastores que empurram as ovelhas para que caiam?  Não sei, nunca presenciei. Se ocorre, é uma falta de temor a Deus. A Bíblia afirma que há falsos mestres. Não oro com essa intenção e não empurro ninguém. Oro para que sejam curadas e libertas do maligno.

6. "Derrubar" pessoas é um dom? De modo algum.

7. Por que as pessoas caem? Uma pergunta difícil de responder.  Alguns argumentam que o Espírito não derruba as pessoas; ao contrário, as levanta. Concordo. Mas o "cair no Espírito" é uma realidade. A questão é:  por que acontece?  Já entrei na fila para "cair", depois de ver muitos no chão. Queria sentir essa experiência para poder relatar com mais precisão, mas nada aconteceu.

8. As pessoas passam muito tempo "desacordadas"? Há casos em que passam vários minutos. Basta uma ajuda e elas se levantam.

9. O que sentem quando estão "desmaiadas"? Já fiz essa pergunta a alguns. Disseram que sentiram um alívio, uma vontade de ficar naquele estado por mais tempo. Elas não ficam completamente fora de si, pois sabem, embora com alguma imperfeição, o que está acontecendo em volta. Observo que encontram dificuldade em explicar o fenômeno.

10. Após a queda de uma pessoa, o que deve fazer o irmão que impôs as mãos?  Deve concluir a oração de libertação. Após levantar-se, a pessoa deve ser convidada a uma reconciliação com o Senhor, se for o caso.

11. Algumas, em vez de caírem, ficaram violentas? Em caso de possessão maligna, pode acontecer. O fenômeno não segue uma regra básica, imutável.

Finalmente, o que está em atuação nesses casos não é o poder do homem, mas o poder de Deus. Toda honra e glória seja dada ao Senhor.

03-03-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário